MARVÃO

Marvão

No distrito de Portalegre, Parque Natural da Serra de São Mamede, a mais de 800 metros de elevação situa-se majestosa vila amuralhada de Marvão no cume da Serra do Sapoio. Como escreveu José Saramago “De Marvão vê-se a terra toda” …

Foi habitada por romanos e muçulmanos que deixaram um vastíssimo património histórico e arquitetónico. Após a Reconquista Cristã, Marvão recebe um dos primeiros forais alentejanos em 1226 por D. Sancho II e nessa altura é construído o castelo medieval de Marvão. Quem sobe ao Castelo de Marvão pode deslumbrar-se com uma paisagem a perder de vista da serra de S. Mamede.

As casas caiadas, típicas do Alentejo, no interior da muralha, dão uma harmonia especial à vila protegida por muralhas com recantos pitorescos.

Por exemplo o pelourinho manuelino, as janelas góticas, as varandas de ferro forjado são preciosidades a não perder.Bem como a visita ao convento gótico da Senhora da Estrela, as igrejas de Santiago, do Espírito Santo e de Santa Maria. Mas a beleza natural circunda a vila com a Serra de S. Mamede e as suas paisagens a perder de vista!

Paisagens rurais de cultivo e intervencionadas pelo homem contrastam com ambientes absolutamente selvagens de cascatas e floresta.

Marvão é interessante o ano inteiro com festividades culturalmente ricas no âmbito da música, da gastronomia e da caça. Na Serra de São Mamede são produzidos alguns dos mais apreciados vinhos do Alentejo.