IDANHA-A-VELHA

Idanha-a-Velha

Idanha-a-Velha, pequena vila silenciosa de ambiente pitoresco, enquadrada por oliveiras. Tem um passado histórico riquíssimo visível no conjunto das ruínas que conserva e que transformam a aldeia num museu vivo.

Antiga cidade romana-visigótica da Egitânia. Foi cidade episcopal em 534, sob domínio suevo e visigótico e por lá passaram também os árabes até á reconquista cristã. A velha catedral, restaurada no início do século XVI, ainda conserva pedras esculpidas e inscritas do tempo dos romanos.

Vale a pena admirar a Igreja Matriz renascentista (século XVIII) com influências populares, o pelourinho do século XVII de estilo manuelino e classificado como Imóvel de Interesse Público, o Edifício dos Antigos Paços do Concelho, a Igreja Matriz. e as ruínas da Torre dos Templários.

Pode visitar um raro lagar de varas do século XIX, muito bem conservado, e ver como era produzido o azeite nessa altura.

Esta aldeia recebe muitos eventos culturais e continua a ser visitada por arqueólogos para trabalhos de investigação.

A arte do adufe que alegra a terra, as aventuras de barco no rio Ponsul e a companhia das exóticas cegonhas pretas são momentos inspiradores…