ALDEIAS COM HISTÓRIA
MONSANTO
Monsanto, Idanha-a-Nova
A ‘’aldeia mais Portuguesa de Portugal’’ pertence ao concelho de Idanha-a-Nova.
Aldeia antiga com vestígios de presença visigoda e romana, foi conquistada por D. Afonso Henriques, em 1165. Monsanto foi doada à Ordem dos Templários que lhe edificaram o castelo, sob as ordens do Mestre da Ordem, D. Gualdim Pais.
A aldeia ergue-se no cimo de um monte destacado na planície da Idanha. A vista é soberba. As casas equilibram-se de um modo único entre os seus rochedos graníticos desenhando um perfil que não esquecerá. As casas bem conservadas, mantêm a traça antiga e constituem o melhor exemplo do que eram as antigas vilas de Portugal.
Monsanto tem tudo. História antiga, monumentos (o castelo templário, a igreja matriz, a torre do relógio), lendas e costumes antigos. Encontram-se em Monsanto os adufes, antigo instrumento de percussão e as marafonas, bonecas típicas feitas de trapos.
Aldeia viva, habitada por famílias locais e com presença de muitas outras famílias que encontraram em Monsanto o seu local de descanso privilegiado. Pode ficar ou só visitar com a certeza de que levará de Monsanto momentos que reterá para sempre.