


CIDADES DA LUZ
LISBOA

Lisboa
Uma das cidades mais bonitas do mundo. Surge na listagem das cidades mais bonitas do mundo ao lado de Veneza, Paris , Praga e Rio de Janeiro. Marcada por diferentes culturas, hábitos de vida muito próprios e uma alegria contagiante e genuína em cada recanto da cidade. As vistas deslumbrantes da cidade, o ritmo frenético, os espaços verdes o clima ameno fazem de Lisboa uma cidade obrigatória visitar. Cada vez mais cosmopolita, moderna e uma referência turística internacional, a cidade não para, e enche-se de eventos todos os dias.
Lisboa é conhecida pela cidade das sete colinas: Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela. Tem de visitar o Museu Nacional de Arte Antiga, com uma das coleções de arte mais belas de Lisboa; Museu do Oriente com relíquias da Rota da seda e da cultura Asiática; a Torre de Belém, monumento que simboliza os descobrimentos Portugueses e a partida das naus para “mares nunca antes navegados”. Explorar os bairros tradicionais Alfama e Moraria e aí ouvir Fado, a canção de Lisboa. Não pode acabar a visita sem se deliciar com um pastel de Belém!
PORTO

Porto
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e aquela que deu nome ao país. Desde 1996 que o seu centro histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Uma cidade com monumentos históricos, pontes centenárias, parques, e o magnífico rio Douro.Com uma gastronomia própria que vai desde a Francesinha, passando pelas Tripas à Moda do Porto e o Bacalhau à Gomes de Sá.
Em 2001 foi considerada Capital Europeia da Cultura e em 2012 eleita como Melhor Destino Europeu, pela Associação de Consumidores Europeu. Famosa também pelas caves do vinho do Porto a cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência como o Museu de Serralves, a Casa da Música e a incontornável Livraria Lello.
Uma cidade cheia vida que é conhecida também pelas artes, investigação, inovação e empreendedorismo.
COIMBRA

Coimbra
Coimbra tem uma vasta riqueza patrimonial. Foi escolhida por D. Afonso Henriques para primeira capital do Reino de Portugal. A UNESCO reconheceu o valor excecional da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia atribuindo-lhe o selo de Património da Humanidade, o que posiciona a cidade como um dos destinos turísticos e culturais de eleição do país.
A cidade teve a instalação definitiva da Universidade, em 1537, uma das mais importantes e prestigiadas instituições de ensino em Portugal. Intimamente ligadas à Cidade e à Universidade estão as tradições académicas, as repúblicas, as vivências entre estudantes. A canção de Coimbra, património imaterial, um fado cantado tipicamente por estudantes diferente do fado cantado em Lisboa.
Nas tradicionais tascas podem encontrar-se os mais variados petiscos acompanhados de um bom vinho do lavrador. Nos restaurantes destacam-se os pratos típicos como a chanfana, o leitão assado à moda da Bairrada ou o arroz de lampreia. Já a doçaria tem raízes profundas, em grande parte por influência dos vários conventos e mosteiros que existiram na cidade. Exemplos disso são os Pastéis de Santa Clara ou as Arrufadas, bolo com selo de certificação regional.