


CIDADES DA LUZ
COIMBRA

Coimbra
Coimbra tem uma vasta riqueza patrimonial. Foi escolhida por D. Afonso Henriques para primeira capital do Reino de Portugal. A UNESCO reconheceu o valor excecional da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia atribuindo-lhe o selo de Património da Humanidade, o que posiciona a cidade como um dos destinos turísticos e culturais de eleição do país.
A cidade teve a instalação definitiva da Universidade, em 1537, uma das mais importantes e prestigiadas instituições de ensino em Portugal. Intimamente ligadas à Cidade e à Universidade estão as tradições académicas, as repúblicas, as vivências entre estudantes. A canção de Coimbra, património imaterial, um fado cantado tipicamente por estudantes diferente do fado cantado em Lisboa.
Nas tradicionais tascas podem encontrar-se os mais variados petiscos acompanhados de um bom vinho do lavrador. Nos restaurantes destacam-se os pratos típicos como a chanfana, o leitão assado à moda da Bairrada ou o arroz de lampreia. Já a doçaria tem raízes profundas, em grande parte por influência dos vários conventos e mosteiros que existiram na cidade. Exemplos disso são os Pastéis de Santa Clara ou as Arrufadas, bolo com selo de certificação regional.