SERRAS DA BEIRA (ESTRELA E GARDUNHA)

Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha é de uma beleza deslumbrante. A montanha granítica ergue-se e domina planície que se estende para Sul e para Espanha. A água, os trilhos e a cereja caracterizam a Serra. No lado sul, acolhe aldeias e vila com história como Castelo Novo, Louriçal do Campo e Alpedrinha. Terras lindíssimas de casas nobres onde é possível ficar e viver o ambiente puro do ar desta montanha.

Os caminhos entre as aldeias, e os trilhos na montanha atraem todos os anos centenas de pessoas para participar no evento ‘’trilhos da Gardunha’’. Passeios pelas levadas, paisagens deslumbrantes são observadas de todos os seus recantos.

A água está sempre presente, na Gardunha nasce o rio Ocreza e alimenta-se um conjunto de barragens, como a barragem do Pisco e a barragem da Marateca, que se espraia belíssima na planície vista do alto da Serra.

Atravessando a montanha, do lado Norte está o coração da terra das cerejas. Sair de Castelo Novo, atravessar a serra e seguir pela estrada até Alcongosta é um percurso exuberante onde a cereja é a rainha. Na Primavera é um espectáculo observar as cerejeiras em flor, ver a sua colheita e comer as  ‘’melhores cerejas do Mundo’’.

Feche o itinerário com uma visita ao Fundão, cidade capital da Cova de Beira.

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a maior serra de Portugal continental, com quase 2000 m de altitude. Altiva, a Serra da Estrela é de uma beleza extraordinária. A Serra oferece múltiplas possibilidades de visita e de estadia.

Com o tempo frio é o único sítio no País onde é possível praticar ski e outros desportos de neve. A estância de esqui possui 9 pistas, com um total de 7,7 km, oferece diversas possibilidades para esquiadores menos e mais avançados. Os seus 375 km de trilhos levam-no por paisagens deslumbrantes, desníveis montanhosos de suspender a respiração, com passagens por lagoas, cascatas, natureza onde rebanhos de ovelhas pastoreados pelos cães da Serra são uma presença regular. Vegetação e uma variedade enorme de aves pode ser observado.

Pode seguir o curso dos grandes rios portugueses desde as suas nascentes – o Mondego no Mondeguinho, o Zêzere no Covão de Ametade e o Alva no Vale do Rossim são locais deslumbrantes. Fazer a rota das lagoas ou apreciar os vales glaciares de Loriga, Manteigas, ou o Covão do Urso e o Covão Grande.

Pode visitar as suas aldeias históricas, como Linhares da Beira ou Loriga, provar o famoso queijo da serra. Visitar a Covilhã e Unhais da Serra é um complemento óptimo da visita à Serra da Estrela.