ALDEIAS DE XISTO
Xisto é um tipo de rocha existentes em Portugal, caracterizada pela sua estrutura laminar, porosa, com grande capacidade de protecção do calor e do frio e com uma paleta de cores muito diversa que combina tons dourados, tons de cobre e ferro e cinzentos diversos que tornam as construcções com a sua pedra muito atractiva e confortável.
A origem das casas feitas em xisto perde-se no tempo. Aldeias das Beiras e em Trás-os-Montes, em terras do interior foram construídas com esta pedra. Abandonadas em meados do século passado, pelo efeito combinado do abandono da agricultura, ida para as cidades e a emigração, mantiveram a sua estrutura antiga que foi, entretanto, recuperada. A harmonia com a natureza, as serras e os bosques próximos, a proximidade a rios e cursos de água e a vida de ‘’outros tempos’’ dão a estes lugares um encanto único.
A Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos que se situam no centro de Portugal, no território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra. Visitar as aldeias de xisto é dar um cumprimento e receber histórias de uma vida em lugares encantados.
Propomos uma visita a algumas das aldeias de xisto mais carismáticas:
- Sarzedas
- Martim Branco
- Figueira
- Água formosa
- Álvaro
- Barroca
- Janeiro de cima e de Baixo
- Cascatas da Fraga da Água D`Alta
Poderá ver e aproveitar de diversas praias fluviais, de passeios espantosos como o dos passadiços do Orvalho e comer pratos únicos no País como o cabrito estonado que ficará nas suas melhores memórias.