VINHOS E GASTRONOMIA

Conhece o cabrito estonado? Já comeu migas de peixe? Talvez maranhos ou bucho? lampreia do Tejo? perdiz de escabeche? Gosta de pratos de caça? Enchidos? Queijos da Serra e de Castelo Branco? Tigelada?

Se gosta de boa gastronomia e de experimentar algo distinto, estes são alguns dos pratos da região que pode apreciar em restaurantes que lhe recomendaremos ou em eventos organizados para si.

class=”text-justify”A cozinha da região das Beiras e Alto-Alentejo é rica, diferente do que encontra noutros lugares do País, criada pela história e vida desta região. Os rios, o pasto, o campo e o que nele se produz dão os ingredientes que o saber e a transmissão de conhecimento entre gerações juntaram e apuraram para lhe servir algo de muito especial na sua visita.

Aqui encontra os melhores queijos do País, queijos de ovelha, de cabra ou com leite misturado. Queijos de pasta mole, queijos curados, queijos suaves, apurados e picantes. As queijarias espalham-se pela região, possibilitando visitas que lhe mostrarão o processo de fazer queijos e lhe darão a provar alguns dos melhores queijos do Mundo.

Falta o vinho. E sim, também aqui se produz vinho excelente. Vinhos que refletem o carácter destes lugares. Das encostas da serra da estrela, da serra da gardunha e da serra de são Mamede surgem os vinhos criados por produtores sediados na região.

Os produtores de vinhos da Beira interior e Alto-Alentejo têm desenvolvido um trabalho enorme de pesquisa que lhes permitiu recuperar castas locais que combinadas com castas conhecidas no País dão vinhos de aromas e sabor únicos.

Poderá provar estes vinhos visitando as quintas onde são produzidos os vinhos, acompanhar o processo de produção ou a vindima se o quiser fazer. Quintas como a Quinta do Termos, Adega 23, Quinta dos Currais e outros organizarão provas de vinho onde poderá fazer a sua apreciação e comparação, com a certeza de que será uma descoberta que o levará a colocar estes vinhos na sua lista de interesses.

Poderá fazê-lo com a  sua visita enquadrada pelas nossas propostas Light in Portugal ou dedicando uma visita especifica para conhecer o que de melhor se pode comer e beber nesta região.